Enciclopédia das Ciências Filosóficas: em Compêndio ( 1830) - Vol. 1
A filosofia não tem a vantagem, de que gozam as outras ciências, de poder pressupor seus objetos como imediatamente dados pela representação; e também como já admitido o método do conhecer - para começar e para ir adiante. Em primeiro lugar, a filosofia tem, de fato, seus objetos em comum com a religião. As duas têm a verdade por seu objeto, decerto no sentido mais alto: no sentido de que Deus é a verdade, e só ele é a verdade. Além disso, ambas tratam do âmbito do finito, da natureza e do espírito humano; de sua relação recíproca, e de sua relação com Deus, enquanto sua verdade. Por isso a filosofia bem pode, e mesmo deve pressupor uma familiaridade com seus objetos, como, aliás, um interesse por eles; já pelo motivo de que a consciência faz para si no tempo representações dos objetos, antes de (fazer) conceitos deles, o espírito pensante só por meio do representar e voltando-se para ele [e que] avança até o conhecer e o conceber pensantes.
Editora: Loyola
ISBN: 9788515010691
Ano: 1995
Volume: 1
Edição: 2
Número de páginas: 443
Acabamento:
Capa Dura
Formato: Médio
Coleção: O PENSAMENTO OCIDENTAL
Complemento da Edição: Nenhum
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