Leitura de Imagens na Pesquisa Social, A

As fotografias não são objetos isolados, independentes. São situadas em um contexto e indelevelmente marcadas por quem as produziu, pelo olhar de quem as recortou da realidade Destacam-se, nas diversas abordagens examinadas, a historicidade das imagens e seu potencial para a informação e para a educação. Como representação do passado geram uma memória que alimenta a compreensão do presente e orienta as perspectivas do futuro. Como memória ou como comunicação, as imagens constroem um discurso visual que organiza o conhecimento da realidade. Metodologicamente, os caminhos estão sendo feitos nas diversas áreas. Ainda mais do que as palavras, as imagens fotográficas inundam as várias dimensões da vida humana. Se não sabemos ainda, exatamente, como lidar com elas, não há como ignorá-las. Desde o início, no uso de imagens em pesquisa nas ciências sociais, deu-se ênfase às ‘conversas transdisciplinares´. A imagem fugiu sempre da característica única e limitadora de ‘objeto disciplinar’ e exigiu um tratamento nos limites alargados da transdisciplinaridade. Isso, tanto por sua origem quanto ao espaço/tempo de produção (nos tantos contextos cotidianos, na vida social ou nas artes – pintura, fotografia, cinema, vídeo - na produção das ciências, na educação etc.), como pela incorporação de arquivos diversos (públicos e privados). O que ocorre também pelas relações com a ciência e com a técnica que permitem e desenvolvem os artefatos culturais necessários à sua produção (tintas, máquinas, etc.), como pelo modo como as vamos usando na própria pesquisa. Com a organização deste livro, esperamos estar dando continuidade a essa característica inerente às imagens.


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