Arte de Raimundo Lúlio e a Teoria Escolástica da Ciência, A

Raimundo Lúlio desenvolveu a sua ´Arte´ como uma alternativa à ciência aristotélica, dominante no seu tempo.Lúlio não foi um escolástico, pois defendia precisamente aquilo que as Escolas rejeitavam - um ciência universal. Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a ´Arte´ luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia - é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade. Usando a técnica e a argumentação escolástica, Lúlio fundamenta sua Arte no real - não parte dos conceitos para atingir a realidade, mas da própria realidade. Assim, se seguirmos este magistral estudo de Ruiz Simon, não nos será difícil compreender a imcompletude da metafísica aristotélica, a função de descoberta de hipóteses, a concordância entre teologia e filosofia, e as demonstrações típicas lulianas, como a demonstração por equiparação. O leitor percerberá, sobretudo após a leitura do capítulo ´A nova ciência luliana, a velha ciência aristotélica e a filosofia moderna´, que a posição luliana coincide em muitos pontos com a crítica feita pela filsofia moderna à escolástica.


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