O que é melhor? Empreender ou buscar emprego?

Em meio a tantas incertezas, em meio a tanto aumento nos tributos, tem-se a impressão que não vale a pena ter um negócio próprio. As notícias na mídia são desestimulantes, deprimentes, acompanhadas de aberturas de vagas em concursos públicos.

Empreender é gerar soluções para o mercado e lucrar com isso. Há o risco de funcionar muito bem e gerar grandes lucros. Há o risco, também, de dar errado e gerar prejuízos para quem investe.

Por outro lado, ter um emprego é se incorporar a um empreendimento e trocar seu talento e seu tempo por um pagamento regular. Não há riscos de grandes lucros nem de prejuízos.

Desta forma, muitas pessoas vivem neste dilema:
Empreender ou buscar um emprego.

Com tanta incerteza na economia, buscam o emprego público, através de concursos que avaliam as capacidades cognitivas e, muito pouco, as comportamentais. Estes concursos públicos conseguem sequestrar do mercado o que há de melhor em termos intelectuais, pondo muitos gênios em estado de hibernação, compondo uma máquina pública desestimulante e enfadonha.

É claro que há pessoas com vocação para fazer auditorias, fiscalizar empresas, atender contribuintes e desenvolver atividades burocráticas. Estes merecem nossa admiração pois prestam um serviço à sociedade. Mas não são a maioria. É importante lembrar que concurso público não é prêmio de loteria. Depois de aprovado, o candidato é contratado e terá de trabalhar naquelas empresas públicas até que faça outro concurso e vá para outro lugar.

Existe um meio-termo, muito mais indicado a quem é empreendedor e não quer correr grandes riscos, que são os cargos executivos em grandes empresas nacionais ou internacionais. Estas empresas valorizam a figura do intraempreendedor e os desafios e ganhos são muito maiores. Quando o colaborador apresenta esta perfil e este comportamento de dono do negócio, é praticamente inevitável que se destaque e que alcance posições de chefia até chegar à diretoria da empresa.

Visto isto, faça escolhas que tenham significado em sua vida. Algumas pessoas pensam em realizar suas escolhas na vida somente após a aposentadoria e deixam de viver o presente, amargando um vida que não está alinhada com seus objetivos e vocações. Pense nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *