A importância de se comunicar bem em público

Todos nós conhecemos aquela história do professor que sabia muito para ele, mas não conseguia passar com facilidade a sua matéria. Às vezes, era a insegurança na voz. Quem sabe, a postura e os gestos espalhafatosos ou ausentes. Tanto faz. O que importa é que o problema não estava no conteúdo, mas, sim, na comunicação.

O mesmo acontece em nossa vida profissional, quando temos a certeza de que nossos produtos ou serviços são excelentes e queremos que nossos clientes também conheçam aquilo que temos a oferecer. Se a nossa comunicação foi deficiente, não inspiraremos confiança a quem nos ouve.

Sempre ouço relatos de quem já deixou de conquistar um novo cliente, iniciar um novo negócio ou teve um grande trabalho ao passar informações para sua equipe, por dificuldade na sua comunicação. A pessoa domina o assunto, sabendo todos os detalhes importantes e tudo que precisa ser passado, mas não domina a habilidade de exprimir em palavras as suas ideias para um público ou para uma pessoa.

“A arte de falar bem em público, de maneira clara, objetiva, desembaraçada, segura e eficiente é uma competência fundamental para executivos e quase todos os profissionais que desejam crescer.”

REINALDO POLITO

O problema é que, embora seja muito importante, esta competência não é bem desenvolvida, tornando-se, no fim das contas, um diferencial que levará a pessoa a degraus mais altos na sua carreira e em seu meio.

Este destaque se apresenta através do respeito e do carisma conquistado. Quem, aliás, não gosta de ter, em seu convívio, alguém que torne toda reunião ou apresentação um momento de prazer e deleite, assistindo o prazeroso desenvolver de suas ideias?

Dominar a arte da boa comunicação não é uma habilidade geneticamente determinada. Você deve desenvolvê-la através da prática e do estudo. Ler bons livros poderá desenvolver o seu vocabulário. Outra dica muito interessante para que você melhore a sua comunicação é praticar. Praticar a comunicação em toda oportunidade que surgir também ampliar a sua segurança. Sempre que houver uma chance para falar para pequenos públicos, aproveite e se arrisque. Comece a sua comunicação já sabendo como quer concluir e tudo irá soar perfeito, pois a sua conclusão é o mais importante na comunicação e em apresentações em público.

Ao falar, preste atenção no som de sua fala para perceber como anda a sua pronúncia. Fale as palavras claramente e pronuncie cada sílaba. Faça isso quando estiver conversando com alguém pessoalmente ou por telefone e vá melhorando a sua dicção.

Havendo oportunidade, grave-se falando sozinho ou em público e observe onde pode aprimorar a sua comunicação. Tenha certeza de que você é o seu mais ferrenho crítico e que sempre poderá melhorar, mas precisa pegar leve. Não se cobre tanto.

Além do som, o conteúdo e a estruturação do discurso são muito importantes. Uma palestra em que, quando acreditávamos que o orador iria desenvolver o assunto e ele já concluiu, ou quando já entendemos e o assunto volta pro início novamente e temos dificuldade em acompanhar o raciocínio também é dureza…

Não é uma tarefa complicada organizar sua fala para conquistar o seu público. Tudo é questão de objetivo. Inicie com um objetivo em mente e conheça o público para o qual você vai falar. Reforço o que falei anteriormente: ponha em prática a sua oratória sempre que puder. Dedique-se a melhorar e praticar sua comunicação verbal e esteja pronto para colher os frutos. Sucesso, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *